Sexo na gestação

18-11-2010 14:27

 Sexo na gravidez. Muita coisa muda. Tanto a gestante quanto seu parceiro sentem as mudanças físicas e emocionais nesse período.

Primeiro trimestre: As transformações acontecem desde o início da gestação. Os hormônios produzidos nessa podem diminuir a vontade de fazer sexo e dificultar o orgasmo. Náuseas, vômitos, cansaço e seios doloridos, característicos dessa fase costumam atrapalhar bastante e a sensação de que fazer sexo pode prejudicar o bebê ou mesmo ocasionar um aborto só pioram o quadro.

Já o parceiro pode ter a sensação de ser o "protetor", olhando a sua mulher como mãe e não mais como amante, se afastando sexualmente dela para protegê-la e não prejudicar o bebê. Agora, se com o papai está tudo bem em fazer sexo com sua mulher grávida, mas ela ainda não quer, saiba que carinho, atenção, paciência e diálogo são fundamentais nesse período.

Segundo trimestre: Hormônios a mil. Já no segundo trimestre da gestação, as sensações incômodas que aconteciam no início cessam e o desejo por sexo volta ao normal ou mesmo pode aumentar. A região da vagina está sensível por causa da maior vascularização da região e é um dos motivos do apetite sexual aumentar.

Se o parceiro ainda tem algumas dúvidas em relação ao sexo, a mulher pode tentar aos poucos mostrar para ele que o sexo na gravidez é bom e não prejudica o bebê.

Agora é o melhor momento para aproveitar o aumento da libido da mulher e ficar "nas nuvens" com as modificações no corpo da sua amada, como os seios, por exemplo, que estão maiores. Só cuidado com eles, pois a sensibilidade está maior e pode doer mais facilmente.

Terceiro trimestre: O desejo pode voltar a diminuir no último trimestre da gravidez; a barriga já está grande e incômoda, o cansaço volta, as dores da coluna aumentam e a mulher pode não estar satisfeita com o seu corpo e peso, achando que seu companheiro não a acha mais atraente.

A preocupação em machucar o bebê na penetração volta e o medo do orgasmo em ocasionar um parto prematuro também são motivos para evitar o sexo. Sexo não prejudica o bebê e não acarreta parto prematuro.

Muitos homens acham que sua mulher grávida é uma das coisas mais atraentes que existe. Outros têm medo de que seu pênis machuque o bebê na penetração. Outros não sabem que posição fazer sexo com aquele barrigão da sua mulher.

Sexo é muito bom durante toda a gravidez. Fortalece os músculos do períneo que ajudam na hora do parto, deixa a mamãe feliz e relaxada, e o bebê sente tudo o que a mamãe sente. Se a mamãe está feliz, o bebê está bem. A cumplicidade do casal pode aumentar.

Caso papai e mamãe não se sintam bem com a penetração, há outras maneiras de se relacionar. Sexo não é só penetração. Masturbação mútua, sexo oral ou anal, jogos eróticos, beijos, carinhos e atenção podem ser alternativas à penetração.

A posição do sexo deve ser a que tanto mulher e homem se sintam à vontade. Até a barriga aparecer não tem restrições, mas quando o barrigão está presente algumas posições são incômodas como a tradicional (mamãe e papai) já que o peso do homem em cima da mulher é ruim. Se a mamãe quiser ficar deitada assim, o papai deve elevar o tronco sem pressionar a barriga da mulher.

Outra posição seria a que os dois ficam deitados de lado, o homem penetra por trás, a conhecida posição conchinha ou colherzinha. A posição em que a mulher permanece com as mãos apoiadas, "de quatro", é outra opção. A mulher ainda pode ficar por cima do parceiro controlando a penetração e não há pressão sobre a barriga.

O sexo só é proibido ou restrito em algumas situações, como sangramentos durante a gravidez, descolamento de placenta, perda de líquido amniótico, risco de aborto, entre outros. Quem irá conferir é o ginecologista.

A mulher, juntamente com o seu companheiro, deve procurar o seu médico e tirar todas as dúvidas em relação ao sexo: se pode ou não a penetração, tiver orgasmos, sexo anal e tudo mais onde existir algum questionamento e ter uma gravidez saudável sem "encucações".

 

 

 

Voltar

Novidades

Sexo na gestação

18-11-2010 14:27
 Sexo na gravidez. Muita coisa muda. Tanto a gestante quanto seu parceiro sentem as mudanças físicas e emocionais nesse período. Primeiro trimestre: As transformações acontecem desde o início da gestação. Os hormônios produzidos nessa podem diminuir a vontade de fazer sexo e dificultar o...

Parto Humanizado

02-09-2010 15:26
  Parto Humanizado A humanização do parto não significa mais uma nova técnica ou mais conhecimento, mas, sim, o respeito à fisiologia do parto e à mulher. Muitos hospitais e serviços médicos ignoram as regulamentações exigidas pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde, seja por...

Diminuição de desejo sexual:é normal?

13-03-2010 10:24
           Muitas consultas médicas tem como foco principal a diminuição do desejo sexual feminino. De um lado mulheres preocupadas de outro, maridos frustrados.          Durante algumas fases da vida existem...

Corrimento X Secreção Vaginal

22-02-2010 17:24
                 Em torno de 80% das consultas ginecológicas ocorrem pela queixa de leucorréia (o popular e mal amado corrimento). A modificação da secreção vaginal ocorre por diversos motivos, que podem ser infecciosos...

Fique longe da cândida nesse verão!!

01-02-2010 10:35
 Verão, praia, sol, água isso tudo rima com diversão e não com “coçassão”! Nesse período do ano os casos de candidíase se tornam mais frequentes. Em primeiro lugar é importante lembrar que a candidíase não é uma doença sexualmente transmissível, ou seja, ela pode ocorrer mesmo nas pacientes...

HPV, o inimigo oculto

26-01-2010 09:25
O número de mulheres contaminadas pelo Papiloma vírus humanos (HPV)  cresce a cada dia, apesar das constantes campanhas de conscientização a respeito do uso da camisinha. Sabe-se que o vírus pode ficar em estado latente (ou seja, sem se manifestar) no organismo humano por vários anos. Isso...

HPV e Câncer Genital Masculino

22-01-2010 16:28
Sabe-se que o Papiloma vírus humano (HPV) infecta tanto homens como mulheres e, da mesma forma como ocorre no colo do útero, tem correlação com certas lesões penianas que podem tornar-se malignas. Existem outros fatores como fimose e tabagismo, por exemplo, que podem favorecer o aparecimento deste...

Site lançado

22-01-2010 14:51
Nosso novo site foi lançado hoje. Querida paciente, esse site foi desenvolvido para você que busca informações e novidades sobre a sua saúde ginecológica e a de seu parceiro! Em caso de dúvidas entre em contato por um de nossos canais de comunicação. Um abraço e até breve!