HPV e Câncer Genital Masculino

22/01/2010 16:28

Sabe-se que o Papiloma vírus humano (HPV) infecta tanto homens como mulheres e, da mesma forma como ocorre no colo do útero, tem correlação com certas lesões penianas que podem tornar-se malignas. Existem outros fatores como fimose e tabagismo, por exemplo, que podem favorecer o aparecimento deste tipo de câncer.

O câncer genital masculino representa entre 5% e 16% dos tumores malignos diagnosticados em homens no Brasil, variando conforme a região estudada.

A prevenção da infecção pelo HPV é feita através do uso de preservativos durante as relações sexuais. Se a parceira for portadora do vírus, um médico especialista deve ser procurado para verificar a existência de lesões, pois se iniciais, elas podem ser curadas sem necessidade de cirurgia.

A peniscopia é o exame que detecta as lesões precursoras do câncer peniano, pode ser realizada em consultório médico e não causa prejuízo de qualquer tipo para o paciente.

A conscientização masculina é fundamental para que os casos de tratamento radical (retirada do órgão genital) diminuam, pois só o diagnóstico precoce pode evitar essa traumática cirurgia.

 

               

Voltar